Nutrição Funcional

Imagine como seu corpo poderia ser se ele parasse de se defender de si mesmo. Essa é uma frase do livro Alimentação Desintoxicante, que exemplifica bem o papel da nutrição funcional. Ao ter uma abordagem mais humana, essa área da nutrição busca atingir a saúde integral, não meramente a ausência de doenças.

É a lógica dos três porquinhos: a casa palha vai cair, a de madeira é instável, já a de tijolo é resistente, confortável e segura. Ela não cai. Em qual das três você prefere morar? A resposta é óbvia, não é?

O mesmo acontece, metaforicamente, com nosso corpo. Se ele é nossa morada nessa terra, não faz sentido ter uma casa sólida e segura? Por mais que construir uma casinha de tijolo de, sim, mais trabalho que uma de palha, vale a pena. Com nossa saúde é igual. Para deixá-la resistente e estável, é preciso ter disciplina e mudar hábitos. Não é fácil, mas, novamente, vale a pena.

É muito melhor ter a certeza de que a casa e o corpo aguentam o tranco ao invés de viver os dias esperando que o lobo mau ou as doenças venham nos derrubar. A nutrição funcional, nesse contexto, aproveita ao máximo os nutrientes, os utilizando como os tijolos da nossa morada.

O poder dos nutrientes

A nutrição funcional entende que o que é saudável para um indivíduo pode não ser saudável para o outro. Ela não se limita à prescrição de dietas, mas investiga os sintomas e características de cada paciente, os relacionando às carências e excessos nutricionais.nutricao-funcional-zona-sul-sp

No nosso consultório, o objetivo é manter um equilíbrio nutricional, evitando a sobrecarga no sistema imunológico e processos que desencadeiam doenças crônicas. Porque a alimentação, ao contrário do que muitos pensam, tem influência em problemas que vão desde a síndrome do pânico e depressão até obesidade, fibromialgia e osteoporose.

Os cinco pilares da nutrição funcional

O trabalho da nutrição funcional tem cinco pilares básicos. Conheça-os abaixo:

• Individualidade bioquímica: busca entender o conjunto de fatores genéticos que atuam no metabolismo, necessidades nutricionais e sensibilidade de cada um;
  • Tratamento centrado no paciente: olha para integralidade do ser humano, considerando além do diagnóstico, os sinais expressados pelo paciente;
  • Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: busca a oferta de nutrientes em quantidades adequadas, otimizando sua absorção e aproveitamento;
  • Inter-relações com fatores fisiológicos: a nutrição funcional considera todos os processos bioquímicos internos e compreende que um influencia o outro;
  • Saúde como vitalidade positiva: as relações entre os sistemas orgânicos e sintomas físicos, mentais e emocionais são interpretados na hora de avaliar a saúde.

É a hora de buscar um nutricionista funcional

Ser saudável não se resume a um simples exame bioquímico. Você tem disposição no seu dia a dia? Apresenta queda de cabelo? Tem boa memória? Vive de mau humor?

nutrição funcionalA premissa da nutrição funcional é trabalhar modulando seus sinais e sintomas para que você expresse saúde de forma plena, não apenas estando dentro dos valores de referência. Não queremos que você gaste todo seu dinheiro na farmácia, mas, sim, vivendo a vida que merece, esbanjando saúde e disposição.

Venha conhecer os benefícios da nutrição funcional. Cuide da sua saúde. Cuida da sua casa nessa jornada. Marque uma consulta com nossos profissionais!