MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

9 mitos sobre alimentação saudável

Mitos sobre alimentação saudável

 

Quando alguém precisa tirar o dente do siso, não vai ao Google perguntar como fazer. Pede a um dentista. Quando alguém precisa levar um ponto em algum corte, não pede a um primo. Pede a um médico. Mas quando o assunto é nutrição, a maioria prefere dar um Google ou pedir conselhos ao vizinho, família e amigos. É aí que surgem os maiores mitos sobre alimentação saudável.

Ser blogueira não é ser nutricionista

Comer faz parte do nosso dia a dia. Mais do que ser sobre saúde, é sobre viver em sociedade. E, talvez, justamente por ser algo tão cotidiano é que boa parte das pessoas pensam que são experts no assunto.

Mas não é só ler um blog ou ter um instagram fitness que te faz entendedor da nutrição. É preciso uma graduação, de 4 anos de estudo, mais atualização constante e prática clínica para, de fato, dominar esta área da saúde.

Porque, assim como na odontologia, enfermagem ou medicina, a nutrição compreende a complexidade do nosso corpo e estuda como os alimentos são facilitadores no processo de promoção da saúde. Não é sobre fazer dieta para perder peso. É atingir objetivos usando ciência.

 

Cuidado com os achismos nutricionais

Ainda em mais em época de fake news, onde uma informação errada em uma rede social toma proporções gigantescas. Nem tudo que se lê online é verdade.

Antes de apresentar os 9 mitos sobre alimentação saudável, vamos dar algumas dicas para não cair em cilada quando o assunto é nutrição:

  • Sempre cheque a fonte das informações. Olhe se é um site confiável e se foi dito por um profissional da nutrição. Aquela opinião é baseada em que: vivência pessoal, estudo científico ou a imaginação da pessoa?
  • Cuidado com os “antes e depois”. Normalmente, essas imagens vêm acompanhadas de uma dieta milagrosa. Mas, adivinhe, não existe milagre quando o assunto é alimentação saudável.
  • Fique de olho nas promessas tentadoras. Perder 20kg em um mês? Será que esse emagrecimento será de uma forma saudável ou trará prejuízos ao seu corpo em longo prazo? É algo a se pensar.
  • De zero, só se for zero dívida. Dietas zero carbo, zero açúcar, zero gordura, zero tudo são extremamente restritivas e só levam a frustração e culpa.
  • Não importa o quanto sua amiga seja inteligente, se ela não é nutricionista ela não tem embasamento o suficiente para mudar sua alimentação.

Os maiores mitos sobre alimentação saudável

É hora de acabar com algumas ideias que te impedem de ter uma relação melhor com a comida. São mitos sobre alimentação saudável que ouvimos com frequência por aí, mas que, na verdade, não fazem nenhum sentido. Bora desmistificá-los?

MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - FAKE NEWS

Não é sobre quantidade, é sobre qualidade

É o contexto da sua alimentação que importa. O conjunto das suas escolhas diárias que faz diferença, não o quanto você come no café na manhã ou almoço.

É diferente comer muita salada ou muita fritura. Muito açúcar ou muita fruta. A qualidade do que você come é o que vai determinar se sua alimentação é saudável.

Antes um prato cheio de alimentos vivos e in natura do que um prato com pouca comida industrializada.

Adoçante não é melhor que açúcar

Melhor mesmo é acostumar seu paladar com o sabor dos alimentos sem precisar adoçá-los. Se você não é diabético, não há porque usar adoçante.

Adoçantes artificiais estão associados a problemas como irritabilidade e agravamento de doenças neurológicas, além de alterarem nossa microbiota intestinal e causar uma desregulação metabólica. Afinal, você engana seu cérebro com algo doce sem lhe dar as calorias que ele espera em troca.

Nem tudo que é diet e light é saudável

Às vezes, para ser diet a empresa tira o açúcar, mas aumenta a quantidade de gordura. O alimento light, por sua vez, também não é isento de açúcar, gordura, sódio, aromatizantes, corantes, etc.

O próprio Ministério da Saúde não recomenda o consumo indiscriminado destes produtos, já que eles continuam sendo produtos ultra processados. Para controlar o peso ou glicemia, o ideal são os alimentos in natura, pouco processados e preparados em casa, onde conseguimos maneirar no sal, açúcar e gordura.

Suco verde não faz detox

Quem faz detox é o fígado. Não é o suco verde. Acredite, esse órgão trabalha duro diariamente para livrar o seu corpo das tais toxinas indesejadas e se sente injustiçado quando vê um desses mitos sobre alimentação saudável.

O que acontece é que para seu corpo desempenhar essa tarefa com maestria, você precisa lhe entregar as ferramentas necessárias: nutrientes. Em um suco verde, você tem água para hidratação, fibras, frutas e verduras.

Não é que ele limpa seu organismo, ele só é uma combinação de alimentos que ajudam seu fígado e intestino neste trabalho que os próprios realizam lindamente.

Água com limão em jejum não emagrece

Água com limão é só água com limão. Nada mais. Você está hidratando seu corpo e aumentando a ingestão de vitamina C, coisas ótimas para saúde. Pronto.

Se você se sente bem fazendo isso todas as manhãs, não há porque não fazer. Mas não espere que essa água com gotas de limão fará milagre.

Glúten não faz mal

A não ser que você seja celíaco, o glúten é inofensivo. Trigo, centeio e cevada carregam consigo vitaminas e fibras que não precisam ser excluídas da alimentação.

A pessoa que exclui o glúten emagrece porque, consequentemente, tira várias fontes de carboidratos da dieta. Mas isso também é um problema, pois…

MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - CARBOIDRATO

Carboidratos não são vilões

Eles são a principal fonte de energia em nosso corpo. Não há porque temê-los. Nós precisamos deles para manter o equilíbrio do nosso metabolismo.

Mas, é claro, que estes carboidratos devem vir de fontes naturais e integrais. Não de bolacha ou salgadinho, mas de frutas, tubérculos e cereais. Culpar unicamente os carboidratos pelo aumento de peso é um dos maiores mitos sobre alimentação saudável.

Suco de laranja não dá na mesma que refrigerante

Não é porque têm a quantidade de calorias semelhantes que são iguais. Refrigerante é uma invenção da indústria, cheia de corantes, aromatizantes, aditivos e açúcar refinado. O suco de laranja vem da fruta, criada pela natureza, cheia de fibras, vitaminas e sabor, sem precisar de interferência.

Você não tem que comer de 3h em 3h

É o recomendado, mas sabemos que não funciona para todos. Não se preocupe se você consegue fazer 3 ou 4 refeições por dia, o importante é encontrar o equilíbrio dentro da sua rotina.

Nutrição não é sobre fazer todos seguirem um conjunto de regras, mas, sim, adaptar o conhecimento para torná-lo viável no dia a dia. Alimentação saudável é aquela que você consegue praticar sem precisar de virar do avesso, sem pressão, sem medo.

Se você quer, de uma vez por todas, encarar a comida como uma amiga, que tal conversar com um nutricionista? Juntos, podemos encontrar um caminho, livre de dietas restritivas e mitos sobre alimentação saudável, que lhe aproximará do seu objetivo, seja ele qual for. Vamos nessa?

4 thoughts on “9 mitos sobre alimentação saudável”

  1. Pingback: Como e porque parar de beber refrigerante - Nutri Cristine Brito

  2. Pingback: Há cura para transtornos alimentares? – Nutricionista Cristiane de Brito – Nutrição clinica, esportiva e Funcional na Zona Sul de São Paulo – Bioimpedância e emagrecimento

  3. Pingback: 10 dicas para se manter saudável no inverno - Nutricionista Cristiane Brito

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atendimento via WhastApp