PARAR DE BEBER REFRIGERANTE

Como e porque parar de beber refrigerante

Dicas para parar de beber refrigerante

 

Quando as bebidas açucaradas são até mais baratas que a própria água, como fazer para parar de beber refrigerante? Vamos conversar neste post sobre o porquê dessa ser uma boa decisão e como fazer essa retirada de forma mais leve e descomplicada.

Consumo de refrigerante no Brasil

Antes, nas famílias, refrigerante era um luxo de final de semana. Hoje, a história é diferente. Crianças estão acostumadas a tomar mais de um copo por dia e adultos viram uma garrafa de 2L no gargalo, sem nem perceber.

Estima-se que, em média, o brasileiro tome 14 latinhas de refrigerante por mês – contra 2 na China! Quatorze latinhas é igual, no total, a 4,9 litros.

Cada latinha tem cerca de 37 gramas de açúcar, considerando o refrigerante de cola mais querido por aí. Em quatorze latinhas, temos 518g de açúcar, ou seja, o brasileiro consome meio quilo de açúcar refinado em um mês SÓ tomando refrigerante.

O problema do consumo exagerado

Os 518g de açúcar não te assustaram? Vamos lembrar, então, do porquê desse excesso ser tão perigoso.

Antes de mais nada, é válido citar que o açúcar é uma caloria vazia. Isso significa que não tem nenhum valor nutritivo. E mesmo que seja, por exemplo, o mascavo, que preserva algumas características nutricionais, o consumo deve ser moderado.

Afinal, o açúcar está relacionado ao aumento da obesidade e diabete tipo II. A obesidade, em consequência, aumenta o risco do desenvolvimento de outras doenças, como hipertensão e problemas cardiovasculares. Fora o pâncreas e o fígado, que ficam sobrecarregados, e o risco de cáries.

Açúcar, em grandes quantidades, também vicia. Ele afeta mensageiros químicos cerebrais, como serotonina e dopamina, levando a episódios de compulsão. Você tem um pico rápido de glicemia e, então, uma queda muito brusca, que leva a efeitos como mau humor e dor de cabeça. Daí, para suprir essa “falta” de açúcar repentina, você vai lá e toma mais uma latinha.

PARAR DE BEBER REFRIGERANTE - DICAS
Carbonated drink poured into a glass

Muito além do açúcar

E se ainda todos esses problemas relacionais ao açúcar não são suficientes, lembre-se que o refrigerante nada mais é do que um amontoado de produtos químicos. O de laranja não tem laranja. O de uva também não tem uva.

Vários dos corantes e aromatizantes usados são relacionados, em estudos, ao aparecimento de doenças como o câncer. E, em longo prazo, ainda não sabemos quais são os efeitos dessas substâncias químicas em nosso organismo.

Nem o light, nem o diet

Porque mesmo que haja a redução ou retirada do açúcar, refrigerante algum é benéfico à saúde. Colocar adoçante também não resolve o problema, pois se você não é diabético não há recomendação para o uso.

O refrigerante é uma das coisas que vale a pena cortar da alimentação ou, então, reduzir drasticamente o frequência do consumo.

Como parar de beber refrigerante

Se você passou a vida bebendo refrigerante (tem gente que tomou até na mamadeira) e não sabe como de livrar desse mal, nós separamos algumas práticas para te ajudar.

Quem não compra, não tem

Simples assim. Não tem na sua casa, não tem como beber. Aí a probabilidade de tomar uma latinha fica reservada às saídas e eventos sociais.

Estabeleça metas gradativas

Caso, hoje, você tome 2 litros por semana, troque esses 2 litros por 3 latinhas. Então, é essa a quantidade que você vai beber na primeira semana. Na segunda semana, serão só duas. Na terceira, uma. Na quarta, nenhuma.

Para algumas pessoas, parar de beber refrigerante da noite para o dia pode funcionar. Mas é preciso respeitar seus limites e reconhecer qual é a melhor forma de mudar este hábito. Nem tudo precisa ser da noite para o dia.

Cuidado com os substitutos

Também não vá trocar o refrigerante por refresco em pó ou néctar. O refresco em pó é quase a mesma coisa: excesso de açúcar, sódio, corante, conservante e 0 frutas. Já o néctar, apesar de possuir uma porcentagem pequena da fruta, ainda tem excesso de ingredientes que não queremos na nossa rotina.

O melhor é substituir por água, chás ou suco 100% da fruta.

PARAR DE BEBER REFRIGERANTE - ÁGUA SABORIZADA

Teste receitas diferentes

No nosso instagram, por exemplo, temos uma sugestão de refrigerante caseiro de laranja. Mas, por aí, você encontra diversas receitas saudáveis que lembram o gostinho da bebida.

Agora, se você tem preguiça de colocar a mão na massa ou falta tempo, uma sugestão mais prática é misturar água gaseificada com suco de fruta. Pode ser limão, laranja, uva, maçã…

Água com gás não é sua praia? Água saborizada ou chá gelado são outras opções. Na água saborizada, seja criativo. Dá até para usar ervas, como alecrim, hortelã e manjericão. Já o chá, basta fazer em grande quantidade seu preferido (ex: hibisco, matte com limão, maracujá) e deixar na geladeira para consumir ao longo do dia.

Lembrando apenas de consumir o chá em 24h para não perder os nutrientes!

Seja gentil consigo mesmo

Como gostamos de falar por aqui, na nutrição não existe regra, existe conduta individualizada e adaptação. Cada pessoa é única e tem uma história, manias, sonhos, hábitos, etc. Não dá para dizer que todas essas dicas funcionarão com todos.

Às vezes, o hábito de beber refrigerante para você está ligado a algo mais emocional, uma memória afetiva, por isso é tão difícil. Aí, então, não basta o acompanhamento com nutricionista, precisamos ter ao lado um acompanhamento psicológico.

Fora que ninguém é obrigado a não beber refrigerante. Se você adora e te faz feliz, você pode, sim, tomar. Desde que seja uma exceção, não a regra. É o equilíbrio que importa!

Mas se você está disposto a substituir esse hábito, seja gentil com seus processos. Respeite suas falhas e aprenda com os erros. Todo dia é uma nova chance.

Para quem quer apoio nessa caminhada em busca de uma vida mais saudável e equilibrada, conte com nossa equipe de nutricionistas. Estamos de braços abertos para recebê-lo, com ouvidos atentos para escutá-lo e prontos para montarmos, juntos, o melhor planejamento nutricional para sua rotina.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atendimento via WhastApp