10 sucos para aumentar a imunidade

Sucos para aumentar a imunidade, 10 receitas

10 sucos para aumentar a imunidade

Em meio a era digital, o que não faltam são receitas caseiras milagrosas. As pessoas acreditam em mensagens no whatsapp, informações sem fundamento científico e, às vezes, colocam até a própria vida em risco. Por aqui, acreditamos no que sempre funcionou: um conjunto de bons hábitos. Assim, separamos algumas dicas e 10 sucos para aumentar a imunidade.

Mas não se engane: eles não são milagrosos. Não espere que essas receitas de sucos para aumentar a imunidade irão curar doenças ou ser a prevenção para qualquer epidemia ou pandemia, como a que estamos enfrentando em 2020.

Seu corpo enfrenta batalhas diariamente

Se soubéssemos o quanto nosso corpo cuida de nós a cada dia, daríamos mais valor ao seu esforço. Teríamos muito mais zelo e apreço com ele e com o que lhe entregamos.

Poluição, estresse, alimentos industrializados, bactérias, vírus, fungos, células estranhas, cigarro, resfriados, doenças autoimunes, etc. Cada corpo trava sua própria batalha diariamente.

Temos milhares de células especializadas que estão preparadas para lidar com as maiores adversidades. Nosso organismo luta pela vida, seja lá qual for a circunstância.

A febre, por exemplo, por mais que seja algo incômodo, é nosso próprio corpo alertando “ei, estamos lutando para que tudo fique bem por aqui, se cuide do lado de fora”. Será que estamos ouvindo esses sinais?

A mais poderosa das armas

E, assim como soldados precisam de munição, alimento e cuidados médicos, nosso corpo também carece das ferramentas necessárias para ir ao campo de batalhe. Se não entregarmos a tempo o que ele precisa, nossas células vão mesmo assim, mas vão com menos força. Temos a coragem, mas não o escudo.

O que muitos esquecem é que a principal dessas ferramentas é a alimentação. Algo tão simples, mas tão poderoso. Precisamos de todos os nutrientes essenciais em boas quantidades para fazer com que nosso corpo tenha força para enfrentar os “inimigos”.

A privação de macronutrientes e micronutrientes gera alterações no sistema imunológico.

Às vezes, você come um alimento em um restaurante que está contaminado com uma bactéria patogênica, mas seu sistema imune está tão fortalecido que ele manda essa bactéria embora antes mesmo de você sentir qualquer sintoma.

Se seu corpo está preocupado com a falta de cálcio, falta de energia ou falta de proteína para compor novas células, como ele vai dedicar integralmente sua atenção ao invasor?

10 sucos para aumentar a imunidade - dicas

Não é um alimento isolado que faz diferença

Mas não é chupar uma laranja depois do almoço que vai fortalecer seu sistema imune. É o contexto da sua alimentação. Não um único kiwi ou 20 gotas de própolis.

É o que você come no café da manhã, almoço e jantar. O tanto de água que consome. A preocupação com o excesso de sódio, gordura e açúcar. São as frutas, verduras e legumes.

Nenhum desses sucos para aumentar a imunidade consegue conter os impactos de uma alimentação baseada em fast-food e gordura trans. Não é uma escolha que muda o seu sistema imune. É o conjunto de escolhas tomadas diariamente.

Sucos para aumentar a imunidade

Se um alimento não faz diferença, por que tomar esses sucos para aumentar a imunidade? A questão aqui é incentivar hábitos mais saudáveis.

Para quem não tem o costume de consumir frutas, verduras e legumes diariamente, essa é uma boa maneira de incluir tais alimentos na rotina.

Nossas dicas, para tornar esses sucos ainda mais saudáveis, são: não adoçar e não coar.

Ao invés de usar açúcar refinado, uma caloria considerada vazia, use frutas mais doces como maça, uva ou manga. E para manter a fibra esses alimentos, o melhor a se fazer é não coar. Se não tiver jeito e você não conseguir consumir dessa forma, não tem problema. Pode passar a peneira e inclua fibras no dia a dia de outras formas, como com aveia, linhaça, chia, etc.

Dica extra para evitar contaminação

Como vamos usar os alimentos crus, o certo é higienizá-los. Mesmo que sejam orgânicos!

Depois de levar bem em água corrente, deixe-os de molho. Para cada 1 litro de água, use uma colher de sopa de água sanitária liberada para este fim. O tempo está determinado na embalagem do produto, mas, normalmente, é de 10 a 15 minutos.

Limão e própolis

O primeiro suco para aumentar a imunidade é um shot de vitamina C e antioxidantes. Misture o suco de um limão, 20 gotas de própolis e 100ml de água em temperatura ambiente.

Couve, gengibre, limão, laranja

No liquidificador, bata 1 colher de chá de gengibre ralado, suco de 1 limão, suco de 1 laranja, 150 ml de água e de 1 a 2 folhas de couve.

Laranja, cenoura e agrião

Porque nem só de couve vive um suco verde. Essa receita leva o suco de 3 laranjas, 1 cenoura e 1 xícara de chá de folhas e talos de agrião.

Morango, mirtilo e água de coco

Bata 5 morangos, 5 mirtilos, 200ml de água de coco e 1 colher de sopa de linhaça em grãos triturada na hora. Pronto, suco docinho, saudável e cheio de antocianinas!

Beterraba, maçã e cenoura

1 beterraba cortada grosseiramente, 1 maçã, 1 cenoura e água. Agora é só bater bem e mandar para dentro!

Aipo, pepino, maçã e beterraba

Coloque no liquidificador 3 cenouras, 1 talo de aipo em pedaços, 1 maçã, ½ pepino, ½ beterraba e água o suficiente para bater.

Cenoura, maçã e pera

Para quem gosta de algo mais docinho, bata 200 ml de água de coco, 1 cenoura, 1 maçã e 1 pera. Pronto!

Uva, salsa, couve e espinafre

Esse é aquele suco verde para dar um up em qualquer pessoa. Bata 1 xícara de couve, 1 xícara de espinafre, 2 colheres de sopa de salsa, 1 pepino, suco de 1 limão, 1 xícara de uvas verdes e água de coco o suficiente para cobrir os ingredientes.

Maracujá, manga e linhaça

Uma combinação deliciosa! Essa receita leva 1 maracujá, 1 xícara de manga picada, 1 colher de sopa de linhaça e 300ml de água. Simples assim.

Laranja, couve, hortelã e abacaxi

Refrescante que só, esse suco leva 4 laranjas, 2 folhas de couve, 3 rodelas de abacaxi e hortelã a gosto.

Que tal testar cada dia uma dessas receitas? Seu corpo agradece!

Mas antes de apostar todas suas fichas nesses sucos para aumentar a imunidade, lembre-se de manter bons hábitos, como beber água, praticar exercícios e consumir ao máximo alimentos in natura, evitando industrializados.

Você tem outras receitas de sucos para aumentar a imunidade? Conta para gente lá no instagram ou no facebook! Te esperamos.

4 comentários em “Sucos para aumentar a imunidade, 10 receitas”

  1. Pingback: Alimentação e coronavírus, como se prevenir - Nutricionista Cristiane

  2. Pingback: 9 mitos sobre alimentação saudável - Nutricionista Cristiane Brito

  3. Pingback: Como e porque parar de beber refrigerante - Nutri Cristine Brito

  4. Pingback: 12 dicas para quem está aprendendo a cozinhar - Nutri Cristiane Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Sou a Cristiane!
Podemos ajudá-lo?