MANEIRAS DIFERENTES DE COMER FRUTAS

Maneiras diferentes de comer frutas: 9 dicas

Maneiras diferentes de comer frutas

Quando o assunto são frutas, o Brasil tira de letra. Somos o 3º maior produtor mundial e existem mais de 300 espécies nativas em território nacional. Mas mesmo com tamanha diversidade e maneiras diferentes de comer frutas, estudos mostram que menos da metade dos brasileiros consomem esse alimento diariamente.

Ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, o consumo de frutas está associado a uma redução de doenças crônicas e maior qualidade de vida. Por mais que algumas dietas restritivas, baseadas em terrorismos nutricionais, gostem de colocá-las como vilãs, as frutas, na verdade, são grandes aliadas da saúde.

É hora de mudarmos as estatísticas e tornamos a fruta parte do dia a dia do brasileiro! Afinal, você não precisa comer apenas a banana in natura para obter seus benefícios. Existem maneiras diferentes de comer frutas, as quais apresentaremos abaixo. Quem sabe, assim, você também não se encante por elas…

MANEIRAS DIFERENTES DE COMER FRUTAS - BANANA

Recomendação diária de frutas

O ideal é comer, no mínimo, três porções de frutas por dia. Pode ser, por exemplo, uma no café da manhã, uma após o almoço e outra no lanche da tarde.

Mas o que seria uma porção de fruta? Dá uma olhada em alguns exemplos:

  • Abacate (amassado): 2 colheres de sopa;
  • Acerola: 32 unidades;
  • Carambola: 2 unidades;
  • Caju: 1 1/2 unidade;
  • Laranja lima: 1 1/2 unidade;
  • Mamão papaia: 1/2 unidade;
  • Melão amarelo: 2 fatias;
  • Maçã argentina: 1 unidade;
  • Pera Willians: 1 unidade;
  • Uva rubi: 8 bagos.

10 maneiras diferentes de comer frutas

Agora, é hora de distribuir essas porções ao longo do dia. Assim, te apresentaremos 10 receitas práticas e fáceis de fazer para que você não só cumpra a recomendação, mas até a ultrapasse!

IMPORTANTE: independentemente da receita, é preciso higienizar as frutas antes do consumo, ainda mais se for comer com a casca. Para isso, confira no rótulo da sua água sanitária se há a indicação para higienização de frutas, verduras e legumes. Se sim, é só seguir as recomendações. Caso não seja indicada, você encontra hipoclorito de sódio em qualquer UBS ou, então, a solução pronta no mercado.

MANEIRAS DIFERENTES DE COMER FRUTAS - MAÇÃ

Maçã no microondas

Também é possível fazer com a pera e frutas de textura semelhante. É opcional descascar as maçãs.

Corte-as em meia lua e disponha as fatias sobre uma vasilha que possa ir ao microondas. Leve para cozinhar por 2 minutos em potência média. Confira se elas ficaram mais molinhas e se precisar coloque mais um minuto.

Depois disso, é só salpicar com canela e usar um fio de mel ou melado de cana. Para deixar ainda mais nutritivo, que tal uma colher de copa de aveia em flocos?

Panqueca de banana

Perfeita para o café da manhã! Amasse uma banana madura e bata com 2 ovos. Junte duas colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farelo de aveia e 1 colher de sopa de cacau em pó 100%.

Misture bem e leve à uma frigideira antiaderente até dourar de ambos os lados. Finalize com frutinhas frescas.

Outra sugestão seria acrescentar na massa 1 colher de chá de chia e 1 colher de chá de linhaça. Assim, essa se torna uma receita com proteína, fibra, ômega-3, polifenóis e vários nutrientes que seu corpo precisa!

Sorvete de manga 

Para os dias de calor, essa é uma das melhores maneiras diferentes de comer fruta. Nada como um sorvete cremoso e docinho!

Pique duas mangas maduras e leve para congelar. Depois, em um liquidificador ou processador bata as mangas com 1 colher de chá de suco de limão, 1/2 xícara de leite de coco sem açúcar e 1 colher de café de gengibre ralado. Finalize com uma folha de hortelã. Fica super refrescante!

Smoothie de frutas vermelhas

O smoothie é um meio termo entre a vitamina e o sorvete. E ao usar as frutas vermelhas, a cor fica tão bonita que é o tipo de receita que dá vontade de comer (ou tomar) só de olhar.

É simples: no liquidificador coloque 1/2 xícara de água, 1 xícara de morangos congelados, 1 xícara de amoras congeladas, 1/2 xícara de framboesas congeladas, 50g de iogurte natural congelado e 2 pedras de gelo. Bata bem e voilá, é só servir.

Essa é uma receita rica em antocianina, um antioxidante poderoso!

Açaí batido com frutas

Mas tem que ser o açaí natural, nada daquele cheio de açúcar, corante, xarope e substâncias químicas. O que você pode fazer para adoçar é bater com frutas bem maduras, como morango e banana. Ou, então, usar um pouco de mel ou melado de cana.

Salada com frutas cítricas

Das maneiras diferentes de comer frutas, essa é uma das nossas favoritas! As frutas cítricas ficam boas tanto no molho quanto no meio da salada. Pode confiar, fica uma delícia!

Olha só essa sugestão de receita: 2 colheres de sopa de abacaxi picado, 1/2 xícara de chá de de repolho roxo em tiras, 2 colheres sopa de tomate sem sementes picado, 2 colheres  de sopa de abóbora cozida em cubos pequenos, 2 colheres de sopa de champignon fatiado e 1 xícara (chá) de alface em tiras. Consuma bem gelada com um molho de vinagre balsâmico!

MANEIRAS DIFERENTES DE COMER FRUTAS - MOUSSE

Mousse de abacate

Bateu aquela vontade de doce? Amasse 1 abacate pequeno e misture com 2 colher de sopa de cacau em pó 100%. Para adoçar, 2 colheres de sopa de mel. Finalize com um pouco de coco ralado e algumas frutas frescas.

Uvas congeladas

É algo extremamente simples, mas muito delicioso! Depois de higienizar as uvas, coloque-as em um pote para congelar. Melhor ainda se forem sem sementes. Elas ficam com um gosto incrível, é o snack perfeito!

Você pode combinar com pasta de amendoim, iogurte, colocar em um smoothie ou comê-las sozinhas.

Frutas com gelatina

Misture 400ml de leite de coco integral e sem açúcar com 1 colher cheia de gelatina em pó sem sabor. Aqueça em uma panela e antes de ferver, retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa de mel. Coloque em uma taça de sobremesa e leve para geladeira.

Amasse 300g de frutas diferentes ou da sua favorita. Derreta uma colher cheia de gelatina em água e misture com a fruta amassada. Aqueça novamente e tire do fogo antes da fervura. Quando a camada de coco estiver dura, adicione a camada de fruta e volte para geladeira. 

Espere umas 4 horas até tudo assentar e termine com coco ralado.

FRUTAS ASSADAS

Frutas assadas

Essa, por sua vez, é uma das maneiras diferentes de comer fruta que combina muito com o inverno.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Corte duas peras em gomos e espalhe num tabuleiro de forno untado com um pouco do azeite. Adicione 150g de mirtilos, 400g de abacaxi em cubos e 1 banana em rodelas. Esprema, por cima, o suco de um limão. Coloque um pau de canela e regue com 3 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite.

Leve ao forno por 20 minutos. Para o toque final, rale um pouco de noz moscada e a casca do limão.

Qual dessas maneiras diferentes de comer fruta é a sua favorita? Qual vai testar em casa? Conta pra gente nos comentários!

2 comentários em “Maneiras diferentes de comer frutas: 9 dicas”

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