MELHORAR ENJOO NA GRAVIDEZ

Dicas para melhorar o enjoo na gravidez

O enjoo é um dos sintomas mais comuns durante a gestação, atingindo cerca de 80% das mulheres. Esse problema costuma diminuir ou desaparecer após a 18ª semana e apenas 1% das gestantes sentem enjoos até o momento do parto. Se você está grávida ou conhece uma gestante que está passando por isso, continue lendo e tenha dicas de como melhorar o enjoo na gravidez!

Diante de todas as alterações pelas quais o corpo da mulher passa, é importante encontrar estratégias para diminuir possíveis incômodos e sintomas. A nutrição, então, entra como uma aliada, inclusive para melhorar o enjoo na gravidez.

Por que os enjoos acontecem?

Não há um motivo comprovado cientificamente para os enjoos. Existem, porém, várias teorias e a principal delas fala sobre o hormônio hCG. Há uma elação temporal entre o pico das náuseas e o pico de produção do hormônio – que ocorrem entre a 12ª e a 14ª semana de gestação. Podemos ver esses picos na imagem abaixo:

HCG NA GESTAÇÃO

Os números representam as semanas de gestação. Os enjoos, normalmente, surgem na 5ª semana, quando os níveis de hCG estão aumentando. Repare que a partir da 18ª há uma queda nos níveis do hormônio, representando o momento em que os enjoos melhoram.

Esse é um sintoma chato e que, muitas vezes, atrapalha a rotina da gestante. No entanto, apesar de não haver consenso, vários estudos apontam uma relação entre enjoo matinal, gravidez saudável e níveis crescentes de hCG.

Alterações hormonais = enjoo

O hCG é responsável pelo desenvolvimento saudável da gestação. Mas, ao mesmo tempo, ele aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. Consequentemente, o alimento fica mais tempo no estômago, causando enjoos.

Outros dois hormônios marcantes na gravidez são a progesterona e o estrogênio. Sua produção aumentada também altera a motilidade do aparelho digestivo.

Outros fatores que podem levar aos enjoos são:

  • Emocional;
  • Enxaqueca tensional;
  • Queda na pressão arterial;
  • Hipoglicemia;
  • Deficiências nutricionais.

Como melhorar o enjoo na gravidez?

Ok, não dá para fugir dos enjoos. Mas é possível amenizar esse sintoma e suas consequências.

Por isso, desde o início da gestação o acompanhamento nutricional é essencial. O nutricionista, a princípio, planeja o cardápio de acordo com as necessidades da gestante e bebê. Isso significa fornecer ao corpo os nutrientes que ele precisa para manter o desenvolvimento saudável do feto e mulher.

Por outro lado, o nutricionista inclui estratégias para tornar a gestação mais tranquila. Isto é: formas de melhorar o enjoo na gravidez, como aumentar o aporte calórico quando a gestante não consegue comer, ajuda em relação ao sono, humor, etc.

Vamos, então, as 9 dicas sobre como melhorar o enjoo na gravidez:

MELHORAR ENJOO NA GRAVIDEZ - COMIDA

Dividir bem as refeições

Estômago vazio piora as náuseas. Além disso, como o peristaltismo fica prejudicado pelas alterações hormonais, o estômago está preguiçoso e não sabe lidar com grandes quantidades de comida.

O ideal, dessa forma, é comer em intervalos menores, de 3h em 3h. Assim, a gestante consegue variar a alimentação e come pequenas porções, diminuindo as chances do enjoo.

Evitar tomar líquidos durante as refeições

Qualquer líquido, seja suco, água ou refrigerante, ocupa espaço no estômago. Então, quando você bebe algo durante a refeição, cria um bolo alimentar maior, que demorará mais tempo para ser digerido.

Fora que algumas gestantes conseguem comer pouquíssima comida e ao ingerir líquidos estamos dando preferência a alimentos que não são nutricionalmente densos.

Ficar de olho na mastigação

Ela facilita o trabalho do organismo em fazer a digestão. Ao mastigar bem, você aumenta a produção de saliva, tritura melhor os alimentos e facilita a ação do ácido gástrico. Dessa forma, os alimentos ficam menos tempo no estômago.

Comer uma bolacha de água e sal antes de levantar

Uma ótima dica para evitar os enjoos matinais! Se o estômago vazio causa enjoos, antes de se levantar dê a ele algo para digerir.

Deixe na cabeceira, ao lado da cama, alguns biscoitos de água e sal e coma uns 3 ou 4, ainda deitada. Espere uns 20 minutos e só então comece a se movimentar para tomar o café da manhã.

Andar com uma bala de gengibre

Um dos medicamentos mais prescritos para melhorar o enjoo na gravidez tem extrato de gengibre. Vários estudos também mostram que a terapia com gengibre pode ser benéfica na náusea e vômito na gestação.

A gestante pode andar com balinhas de gengibre na bolsa, incluir gengibre em pó em suas preparações ou, então, mastigar alguns pedacinhos no período do dia em que sentir mais enjoo.

MELHORAR ENJOO NA GRAVIDEZ - DORMIR

Não deitar de barriga cheia

O ideal é fazer refeições mais leve durante à noite, com alimentos de fácil digestão. Quando comemos e deitamos logo em seguida, aumentamos o risco de refluxo e enjoos. No estágio de sono profundo, o funcionamento do aparelho digestivo também torna-se mais lento, coisa que queremos evitar para melhorar o enjoo na gravidez.

Relaxar após as refeições

Depois de comer, tire uns 30 minutinhos para ficar sentada, descansando. Isso faz com que o corpo foque na digestão, não em outras atividades.

Evitar comidas com cheiros fortes que podem causar náuseas

Durante a gestação, a mulher fica mais sensível a sabores e odores. Sendo assim, busque identificar o que causa os enjoos e evite esses alimentos. Mesmo que seja algo simples, que faz parte do dia a dia, como feijão ou banana.

Ao sentir que determinado alimento provoca náuseas, converse com o nutricionista. Juntos, vocês encontrarão um substituto nutricionalmente adequado.

MELHORAR ENJOO NA GRAVIDEZ - LIMÃO

Cuidar da hidratação

A água é essencial para melhorar o enjoo na gravidez, mas beber água também pode causar o enjoo em si. Assim, para manter a hidratação em dia e diminuir esse sintoma, tente “disfarçar” o gosto da água.

Coloque algumas fatias ou gotas de limão, raspas de gengibre ou faça uma água saborizada, com hortelã e frutas. Isso aumenta a sensação de frescor. Algumas gestantes ainda afirmam que o limão melhora os enjoos, sendo uma boa estratégia.

E aí, você conhecia essas dicas para melhorar o enjoo na gravidez? Que tal ter uma gestação mais tranquila e diminuir esses sintomas? Marque sua primeira consulta com uma de nossas nutricionistas! Acredite, quando usamos a alimentação ao nosso favor, tudo flui melhor.

1 comentário em “Dicas para melhorar o enjoo na gravidez”

  1. Pingback: Mitos sobre a soja, desvende os principais - Nutricionista Cristiane Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Sou a Cristiane!
Podemos ajudá-lo?