CONSULTA ONLINE COM NUTRICIONISTA

Consulta online com nutricionista vale a pena?

Consulta online com nutricionista vale a pena?

Com a pandemia do coronavírus, o Conselho Federal de Nutricionistas suspendeu até dia 31 de agosto de 2020 o artigo 36 da resolução nº 599. Na prática, isso significa que está liberada a consulta online com nutricionista. Antes, ao menos a primeira consulta deveria ser presencial. Mas será que vale a pena uma consulta nutricional à distância?

Algumas pessoas podem ter receio de se consultar com o nutricionista via chamada de vídeo. De fato, certas coisas ficam de fora, como o exame de bioimpedância e o uso do adipômetro. Porém, vamos mostrar neste post quais seriam as vantagens de uma consulta online com nutricionista para que você considere iniciar essa mudança de hábitos.

CONSULTA ONLINE COM NUTRICIONISTA - PREÇO

A balança não é necessária

Acredite, saber seu peso exato não fará tanta diferença no acompanhamento nutricional. É claro que, a depender do seu objetivo, essa é, sim, uma informação importante. No entanto, precisamos desapegar da balança.

Ela indica um número. Mais nada. Hoje, você pode pesar 60kg e destes 60 o percentual maior ser de gordura e daqui um ano continuar pesando 60kg (ou mais!), sendo que este valor majoritariamente se refere à massa magra, ou seja, músculo. 

O peso varia de acordo com o dia, horário, retenção de líquido, roupa, entre tantos outros fatores. Assim como IMC, o número na balança não representa 100% sua evolução.

Além dos números

Às vezes, para as pessoas que entravam e saíam de dietas restritivas e que têm a autoestima abalada, não ter esses números em mãos é até uma vantagem. Você passa a se relacionar com sua imagem e a comida de outra forma.

Conseguir usar uma calça que não entrava há alguns meses é muito mais significativo do que se pesar diariamente. Saber que está comendo alimentos saudáveis e mudar hábitos faz mais diferença, em longo prazo, do que acompanhar categoricamente o percentual de gordura. 

Como o nutricionista fará os cálculos

Como sempre fez em atendimentos presenciais: considerando seu objetivo, idade, sexo, momento da vida, altura, rotina, etc. A montagem do planejamento alimentar continua sendo possível em uma consulta online com nutricionista.

Continuamos fazendo o recordatório alimentar, anamnese, analisando exames, entendendo suas necessidades e trocando figurinhas sobre uma alimentação mais saudável. A diferença é que, ao invés de sentar frente a frente, estaremos separados por uma tela. O andar da consulta, entretanto, é o mesmo. 

Não é só sobre perder peso

O nutricionista é um facilitador e promotor de saúde. Sua função não é o emagrecimento coletivo ou ser fiscal do prato alheio. É empoderar o paciente para que ele seja capaz de fazer escolhas mais saudáveis e conscientes.

Nem todo mundo precisa emagrecer. Mas todo mundo precisa comer bem. Todo mundo deveria saber como interpretar um rótulo, fazer combinações alimentares, aproveitar o máximo dos alimentos e ter autonomia para cuidar da própria saúde. 

É aí que entra o nutricionista. Em algumas consultas, o planejamento alimentar nem é necessário. Aquilo é um guia. Não uma sentença. 

Encare a consulta como uma aula. Aproveite para tirar dúvidas que sempre teve sobre alimentação e abra seu coração sobre sua relação com o prato. O nutricionista está ali para tornar leve sua jornada em busca de uma vida mais saudável.  

CONSULTA ONLINE COM NUTRICIONISTA - VANTAGENS

Vantagens da consulta online com nutricionista

Em geral, são as mesmas que as presenciais. Mas com alguns plus:

  • Não há gasto com transporte de ida e volta;
  • Possibilidade de passar em consulta com um nutricionista de outra cidade ou estado;
  • Mais tempo hábil de conversa;
  • Mais conforto;
  • Praticidade para quem tem a agenda corrida;
  • Melhor para pessoas com dificuldade de locomoção;
  • Mais segurança para bebês em caso de consulta para introdução alimentar;
  • Consulta mais dinâmica para crianças.

O olho no olho é, sim, importante. Mas em tempos onde o distanciamento social é necessário, que bom que temos a tecnologia ao nosso favor. 

Conhecendo a rotina

Outra vantagem muito bacana da consulta online com nutricionista é a possibilidade de apresentar a cozinha e armário ao nutricionista. Mostre quais alimentos estão presentes no seu cotidiano, como costuma guardar os alimentos na geladeira, converse sobre suas dificuldades na cozinha, etc.

Nesse momento, o nutricionista consegue avaliar melhor como te ajudar, propõem substituições mais saudáveis, ensina sobre rotulagem, conservação dos alimentos, qual é a melhor forma de cozinhar para preservar nutrientes, etc. Isso é algo que o atendimento presencial não proporciona, por exemplo.

Aproveite o mês de agosto

Essa autorização do CFN tem validade até o fim de agosto. Como não sabemos ainda quais serão as próximas recomendações diante da pandemia, aproveite esse mês para marcar sua consulta e tirar do papel o plano cuidar de si mesmo.

Você tem colocado sua alimentação como prioridade? Considerando o momento em que estamos vivendo, prezar pela saúde é essencial. E a alimentação é uma das melhores formas de manter nosso corpo saudável. 

No Espaço Saúde da Nutri Mix seguimos com os atendimentos presenciais, com todas as medidas de segurança, e também estamos com a opção de consulta online com nutricionista. Conheça nosso time e venha viver mais leve com a gente!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atendimento via WhastApp