7 receitas práticas para quem mora sozinho

7 receitas práticas para quem mora sozinho

 

A cozinha é o pesadelo da maioria das pessoas que moram sozinhas. Ter que fazer compras, higienizar, guardar, cozinhar, lavar louça, etc. Quando estamos na casa de nossos pais, o arroz está sempre fresquinho e a casa tem cheiro de feijão. Mas, sem eles no mesmo teto, se você não ir para o fogão, a comida não aparece na geladeira.

Pensando em facilitar a vida daqueles que se aventuraram ao sair da casa dos pais, separamos 7 receitas práticas para quem mora sozinho. Afinal, a alimentação deve ser prioridade. Ninguém consegue se manter saudável a base de delivery e comida congelada.

É possível, sim, comer bem sem ter que gastar muito ou perder horas na cozinha. Pensa só como sua mãe ficaria feliz caso você organizasse sua alimentação e comesse comida fresquinha na maioria dos dias. Fora os ganhos em outras áreas, como ter mais disposição, bom humor, qualidade de vida e autoestima.

Então, pega papel e caneta ou abre seu caderninho de receitas, como sua avó faria, e olha só essas receitas práticas para quem mora sozinho:

receitas práticas para quem mora sozinho macarrão

  1. Macarrão de uma panela só

Para que sujar quatro panelas quando você pode usar uma só? Essa receita é a ideal para aqueles dias em que chegamos cansados, mas o estômago fala mais alto que o sono.

Em uma panela grande, coloque 1 lata de tomate pelado. Por cima, adicione 1 xícara de penne integral (ou outro macarrão que preferir), 10 tomates cereja cortados ao meio, ½ cebola em fatias, 1 dente de alho cortado, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto. Cubra com água e deixe cozinhando em fogo médio.

Quando o macarrão estiver al dente, acrescente 5 mussarelas de búfala ou parmesão fresco ralado por cima. Pronto! Agora, é só se servir. Você também pode acrescentar ervilha congelada, cenoura ralada, milho e o que mais tiver na sua geladeira.

  1. Sopa de lentilha 

Outra receita de uma única panela. Primeiro, é importante deixar a lentilha de molho por, no mínimo, 12 horas. Assim, você garante uma melhor absorção dos nutrientes e evita os gases. Além disso, ela cozinha mais rápido e você economiza gás, #FicaADica.

Em uma panela de pressão, coloque 1 xícara de lentilha, 2 batatas cortadas em cubos, 1 cenoura média em cubos, ½ cebola em rodelas, 2 dentes de alho cortados ao meio, ½ gomo de linguiça calabresa em cubos, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto.

Cubra com água os ingredientes e deixe cozinhar por 25 minutos após pegar pressão. Abra e, caso não esteja cozido, acrescente mais água e deixe cozinhando em fogo médio. Quando estiver na textura que você gosta (mais al dente ou mais cremosa), acrescente cebolinha, salsinha e se delicie com uma sopa super nutritiva. Porque sopa é janta, sim!

  1. Pão de grão de bico

Para o café da manhã ou lanche da tarde. Proteico, nutritivo e fácil de fazer. Comece batendo um ovo com um garfo e acrescente ½ colher de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de leite vegetal ou desnatado, 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de sopa de polvilho doce e sal e pimenta a gosto.

Despeje a mistura em uma frigideira antiaderente e quando as bordas ficarem douradinhas, vire seu pão para cozinhar do outro lado. Você pode servir com ricota, patê de atum, de azeitonas, tofu amassado ou hommus. É uma delícia!

receitas práticas para quem mora sozinho aveioca

  1. Aveioca

Outra receita prática para os lanches intermediários. A aveia é um cereal incrível, que além das fibras, é uma boa fonte de proteína e várias vitaminas, como do complexo B. 

Para fazer sua aveioca, misture 1 ½ colheres de sopa de aveia em flocos e 2 colheres de sopa de água morna. Deixe de molho por 10 minutos. Em seguida, é só despejar em uma frigideira antiaderente, dourar em ambos os lados e rechear. Para ficar mais gostoso, tempere a massa com sal, orégano e páprica picante.

  1. Arroz com legumes

Essa é para aqueles que não têm o costume de comer verduras e legumes. Misturando no arroz, você aumenta a quantidade de nutrientes disponíveis, não suja outra panela e ainda dá mais sabor à preparação.

Pode ser cenoura, abóbora ralada, pimentão, talo de couve e brócolis, milho, ervilha e até repolho. Para ficar ainda mais prático, você pode acrescentar um franguinho desfiado no meio e, no fim, duas colheres de requeijão. Está aí, um arroz cremoso, colorido e saudável. 

  1. Pão de banana com 3 ingredientes

Uma receitinha doce para quem é formiga. É só amassar 3 bananas grandes bem maduras, 100g de alguma farinha sem glúten (de amêndoa, arroz, amendoim, etc), 100g de aveia em flocos e canela em pó. Coloque em uma forma antiaderente ou untada e leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC por cerca de 30 minutos.

Dica extra: acrescente nozes e castanhas picadas. Só de pensar dá água na boca!

  1. Pizza de legumes

Outra maneira de incluir mais legumes no seu dia a dia. Corte uma berinjela e uma abobrinha em rodelas grossas. Disponha em uma assadeira com papel alumínio embaixo e passe azeite e alho na parte de cima. Para não ficar um gosto muito forte, corte o alho ao meio e apenas esfregue no legume.

Em seguida, corte um quadradinho de mussarela e coloque em cima de cada rodela. Depois, uma fatia de tomate e tempere com sal, pimenta e orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos. Você tem uma mini pizza vegetal!

E aí, curtiu essas receitas práticas para quem mora sozinho? É para não precisa mais contar com o delivery e comida industrializada, fala sério! Afinal, com um pouco de criatividade, somos capazes de fazer maravilhas na cozinha. E aí de pesadelo ela se transformará em seu lugar favorito da casa. 

Para mais dicas e receitas, nos acompanhe no facebook e instagram. Te esperamos por lá!

1 comentário em “7 receitas práticas para quem mora sozinho”

  1. Pingback: 12 dicas para quem está aprendendo a cozinhar - Nutri Cristiane Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Sou a Cristiane!
Podemos ajudá-lo?