SAUDÁVEL NO INVERNO

10 dicas para se manter saudável no inverno

Como ser saudável no inverno?

 

“No inverno, eu só como!”, quem nunca disse ou ouviu essa frase? Pudera, ser saudável no inverno parece tarefa impossível quando tudo o que mais queremos é ficar embaixo das cobertas, com pijama e um chocolate quente do lado. Mas é possível e nós vamos te mostrar neste post como é mais simples do que se imagina por aí.

No inverno, é normal sentir mais fome…

Isso acontece porque seu corpo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do organismo estável. Para equilibrar essa equação, precisamos, consequentemente, ingerir mais calorias.

A grande questão aqui é: de onde vem essas calorias? De alimentos saudáveis ou com excesso de açúcar, sódio e gordura? De alimentos in natura ou industrializados?

SAUDÁVEL NO INVERNO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Oportunidade para variar a alimentação

Enquanto, no verão, sentimos vontade de comer coisas frescas e geladas, no inverno, acontece o contrário. Nosso corpo pede por comidas quentinhas e aconchegantes.

Podemos aliar esse desejo à criatividade e colocar a mão na massa (ou na sopa!). Ao aproveitar os alimentos da época, conseguimos criar receitas variadas, cheias de sabor, condimentos e que agradarão nosso paladar.

Protegendo-se contra gripes e resfriados

Algumas pessoas sofrem com a queda das temperaturas. É só o termômetro abaixar um pouco que o nariz começa a escorrer, a garganta doer e o pulmão pesar…

Ser saudável no inverno é uma forma de se proteger contra as doenças que costumam aparecer nessa estação. A alimentação é como a munição de um exército.

Nosso corpo está em guerra: células de defesa versus vírus e bactérias patogênicas. Para que o lado do “bem” vença, é preciso que os soldados estejam em boa forma. Para garantir isso, só comida de verdade, rica em nutrientes essenciais.

10 dicas para ser saudável no inverno

Então, se você quer passar por essa estação sentindo-se bem, disposto e com saúde, continue lendo e confira nossas 10 dicas para ser saudável no inverno.

Cuidado com a hidratação

É bem comum as pessoas diminuírem a quantidade de água que ingerem no inverno. Ela, porém, é de extrema importância para manter nosso corpo saudável e evitar doenças. Fora o bem que faz para pele e cabelos, que costumam ficar mais secos.

Para te lembrar de sempre beber água, coloque uma garrafinha em casa cômodo da casa e leve uma com você na bolsa. Beba aos pouquinhos, ao longo do dia.

Outra dica é fazer água saborizada. Você pode misturar água com gás e limão ou, então, água sem gás com laranja, kiwi, hortelã, fatias de abacaxi, etc.

SAUDÁVEL NO INVERNO - REFOGADOS

Aposte nos refogados

Temos, sim, que manter o consumo de salada crua durante o inverno. Elas são fontes de fibra e mantém vários dos nutrientes que se perdem no processo de cocção. No entanto, nós sabemos que a saladas frias não parecer ser tão apetitosas nessa época.

Uma opção, então, para não deixar de comer verduras e legumes é usar a técnica do refogado. Repolho, couve, mostarda, almeirão, salsão, espinafre, brócolis… Com um pouquinho de azeite, alho, cebola e sal, fica uma delícia! É só jogar na panela por alguns minutinhos.

Teste saladas quentes

Complementando a dica anterior, que tal testar uma receita de salada quente? Sim, elas existem! Você pode misturar, por exemplo, bacalhau, ovo, batata, pimentão, tomate, azeitona, cebola e servir como uma grande salada colorida quente.

Outro exemplo é juntar macarrão cozido do tipo gravatinha com palmito, cebola, tomate, manjericão e queijo minas fatiado. Dá para servir em uma temperatura morna.

Dê um up nas suas massas

Quem não ama um macarrão no inverno? E está tudo bem. Nada de carbofobia por aqui. Mas para quem deseja ser saudável no inverno, existem maneiras de tornar esse prato ainda mais nutritivo e saboroso.

A começar pela mudança do macarrão tradicional para o grano duro integral. Tem mais fibras, demora mais para ser digerido no organismo e, logo, dá mais saciedade.

Lembre-se também de sempre colocar uma fonte de proteína nesse prato. E nem sempre precisa ser de origem animal! Uma sugestão é fazer lentilha à bolonhesa ou um molho com tofu e castanhas de caju.

Não se esqueça de acompanhar essa massa de alguns legumes, que podem ser misturados na própria massa ou virem na forma de acompanhamento. Por fim, o queijo é bem-vindo, mas prefira ralar seu parmesão na hora e moderadamente. É macarrão com queijo, não queijo com macarrão (a não ser que assim você o queira!).

Use e abuse das gorduras boas

Azeite, óleo de coco, abacate, azeitona, nozes, castanhas, frutas secas, chocolate amargo… Não combina com o inverno? Assim, você auxilia no controle do colesterol e tem mais saciedade.

As castanhas podem virar um leite vegetal delicioso, o abacate molho para um legume e o chocolate 70% acompanhar aquele lanchinho da tarde junto com café quentinho.

SAUDÁVEL NO INVERNO - CHÁ

Um chazinho é sempre bem-vindo

Inverno + chá, tem combinação melhor? Com várias propriedades nutricionais incríveis, os chás, desde que consumidos sem açúcar, atuam como calmantes, antioxidantes, melhoram a digestão, previnem doenças, etc.

Está aí uma ótima oportunidade de visitar aquela loja de produtos naturais e testar diferentes ervas, folhas e flores para a bebida. Porque nem só de camomila se faz um chá quentinho.

Não se esqueça das frutas

Para continuar sendo saudável no inverno, você pode variar a forma de consumo. Então, ao invés de comer a maçã crua, coloque alguns minutos no micro-ondas e salpique canela. O abacaxi pode ser grelhado com um pouquinho de raspas de limão, a banana pode ser cozida, a laranja vir no molho de uma carne… O que não pode é deixá-las de fora das refeições.

Varie nas bebidas

Nós já falamos da água e do chá, mas existem tantas receitas bacanas de bebidas quentinhas para a estação. No verão, é o suco verde. No inverno, é chocolate quente, golden milk, café bulletproof, chai latte…

Mas cuidado com o açúcar, hein? Opte por adoçantes mais naturais, como mel, melado de cana, açúcar de coco ou tâmaras.

De olho no vinho

Se você não abre mão de uma boa taça de vinho, nossa dica é intercalar a bebida com água e tomar cuidado com a frequência e quantidade.

Não caia no conto de que vinho, por ser da uva, é totalmente saudável. Continua sendo uma bebida alcoólica.

Caldos e sopas são tudo de bom

Não dá para errar com um clássico! Sopa de lentilha, de feijão, caldo verde, de mandioquinha, canja de galinha, sopa de legumes… Hm, deu até água na boca.

Nossa única dica é observar a quantidade de gordura utilizada nessas sopas e caldos e combinar sempre uma fonte de carboidrato com proteína.

E aí, curtiu essas dicas? É fácil ser saudável no inverno, não é? Caso queira um cardápio individualizado para essa estação, de acordo com seus objetivos, rotina e gostos pessoais, vem conhecer o Espaço Saúde da Nutri Mix! Estamos te esperando para ter um inverno leve e delicioso!

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