Nutrição Funcional

O que é Nutrição Funcional

A nutrição se desdobra em vários segmentos interessantes: nutrição esportiva, materno-infantil, geriátrica, genômica, etc. Quando falamos da atuação de um nutricionista funcional, não estamos nos referindo a assuntos da moda como água com limão, jejum intermitente ou suco detox, mas, sim, uma vertente que foca em estabelecer a saúde da pessoa por inteiro, indo muito além da estética e emagrecimento.

 

A população está cada vez mais doente

Se você levar os seus avós ao mercado e pedir para eles leiam a lista de ingrediente de um biscoito recheado, provavelmente, a reação deles será de espanto. Antigamente, não existia sopa em pó, salgadinho de milho, cereal matinal, miojo, embutidos, etc. Esses produtos são resultado de uma indústria alimentícia que visa o lucro, não a saúde.

É claro que os avanços tecnológicos, como, por exemplo, a técnica de pasteurização, nos permitiram ter uma variedade maior de alimentos chegando aos quatro cantos do país. Fizeram com que os alimentos durassem mais tempo e chegassem livres de contaminação às prateleiras dos supermercados.

Esse avanço, porém, veio acompanhado de um aumento no consumo de agrotóxicos, gordura saturada, gordura trans, sódio, açúcar, carboidratos refinados e ingredientes artificiais. Sua avó, com certeza, não sabe o que é glutamato monossódico ou corante caramelo IV. Estamos nos entupindo diariamente de produtos ultraprocessados e deixando de lado aqueles que são verdadeiramente saudáveis, os in natura.

 

Sem falar na dinâmica do dia a dia. Menos tempo para comer, mais tempo para trabalhar. Menos tempo para o lazer, mais estresse. Mais poluição, violência e preocupação. Vivemos em estado de alerta, esperando a próxima notícia ruim. Estamos cercados de situações estressantes que colocam o nosso corpo em desequilíbrio.

A maioria das pessoas não consegue se exercitar, vive preocupada com as contas e dívidas e nunca tem tempo para o autoconhecimento. Vivemos na sociedade do consumo, onde ter um celular da moda é mais importante do que comprar orgânicos. Onde curtir fotos no instagram demanda mais tempo do que cozinhar as refeições da semana.

E os padrões de beleza, impostos pela mídia? Essa ideia de que existe um corpo perfeito faz com que as pessoas se submetam a situações extremas, nas quais restringem nutrientes importantes para o funcionamento do corpo. Criam uma mentalidade de culpa e frustração. As pessoas sentem que não são o suficiente, que não são capazes.

Todos esses fatores adoecem nosso corpo, causando um estresse metabólico. E, assim, as doenças que antes eram raras, hoje acometem até mesmo crianças. Vemos adolescentes obesos, crianças com diabetes, cada vez mais adultos com hipertensão alta e colesterol elevado. Vamos pessoas morrerem por doenças que são totalmente evitáveis.

 

É nesse contexto que entra um nutricionista funcional. Usando a alimentação, esse profissional é capaz de prevenir uma série de doenças e proporcionar mais qualidade de vida e bem estar. Ele cria estratégias para driblar essas situações e fazer com que os dias sejam mais leves e equilibrados.

 

Entendendo o trabalho do nutricionista funcional

O principal objetivo da nutrição funcional é restabelecer o equilíbrio do corpo. Essa linha foge das tradicionais, abordando e prevenindo doenças de uma maneira mais humana. Por meio de um olhar mais específico sobre cada pessoa, a nutrição funcional trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada um.

Criada, em 1990, pelo médico Jeffrey Brand, essa abordagem rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente, a fim de identificar possíveis carências ou excessos de nutrientes. A ideia é usar alimentação para corrigir desequilíbrios nutricionais, responsáveis por desencadear patologias, uma sobrecarga no sistema imune e até processos alérgicos.

Nosso nutricionista na Zona Sul funcional trabalha a partir de 5 princípios básicos:

  • A individualidade bioquímica;
  • O tratamento centrado no paciente;
  • O equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes;
  • A saúde como vitalidade positiva;
  • As interconexões em teia de processos bioquímicos.

 

Além dos desequilíbrios nutricionais, a nutrição funcional aborda desequilíbrios estruturais e hormonais, ecologia gastrointestinal, destoxificação do organismo, alterações imunológicas, influência da mente no corpo e estresse oxidativo. O profissional não só considera suas necessidades nutricionais, mas também seus antecedentes familiares, aspectos emocionais e variáveis socioeconômicas e culturais.

Essa área tem visão holística da saúde, pensando nas interações entre todos os sistemas do corpo. Ela não ignora sua individualidade. O foco dos médicos, na maioria das vezes, está na doença, não no paciente. Em nosso consultório invertemos essa lógica. 

Usando alimentos funcionais, ou seja, aqueles que auxiliam no funcionamento do corpo e prevenção de doenças, o nutricionista funcional entrega, por meio de um planejamento alimentar, muito mais do que nutrientes. Ele entrega o equilíbrio do nosso metabolismo. 

Esqueça a paranoia da contagem de calorias, o nutricionista funcional considera sua individualidade para, por meio da alimentação, restabelecer o organismo. É só pensar que alguns precisam de mais ômega-3 para manter o HDL em níveis adequados, outros precisam de mais zinco para manter a acidez estomacal. Há quem seja alérgico a camarão, outros tem sensibilidade à cafeína. Cada um carrega consigo uma história, genética e preferências. A nutrição funcional trabalha em cima dessa complexidade.

 

Quero o acompanhamento de um profissional da nutrição funcional

Qualquer pessoa que queira ter mais saúde e qualidade de vida, deve procurar um nutricionista funcional. Dessa forma, seremos capazes de atingir a esperada vitalidade positiva. Não queremos viver apenas sem doenças, mas também com disposição, felicidade e um corpo saudável, que nos acompanhe nessa jornada.

Se você tem interesse em conhecer o trabalho da nutricionista Cristiane de Brito, conheça o Nutri Mix Espaço Saúde. Lembre-se que as informações que colocamos em nosso organismo determinam seu funcionamento. Como você quer alimentá-lo?

Não deixe sua saúde para depois. Cuide do seu corpo, mente e previna doenças. Nossa missão é fazer com que a alimentação seja o seu melhor remédio e que você possa encará-la de forma mais prazerosa, sem estresse e culpabilização. Marque sua consulta com nosso nutricionista funcional!

1 comentário em “O que é nutrição Funcional”

  1. Pingback: Como fazer um cardápio saudável para UAN - Nutri Mix Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Open chat
Olá! 👋
Sou a Drª Cristiane de Brito e estou aqui para ajudar!