CEIA DE NATAL

7 receitas simples para ceia de natal

Ho, ho, ho! Essas receitas simples para ceia de natal vão dar água na boa até no papai noel

Chegou a época mais mágica e deliciosa! O ano de 2020 não foi fácil. No dia 31 de dezembro de 2019, mal podíamos imaginar tudo o que nos aguardava nesse ano caótico e cheio de surpresa. No entanto, chegamos até aqui. E merecemos celebrar a vida e nossa força diante de tantas adversidades – seguindo todos os cuidados contra a covid-19, é claro.

Nesse clima natalino, separamos 10 receitas simples para ceia de natal. Para quem não quer perder muito tempo na cozinha, mas, ainda assim, não abre mão de uma ceia diferente e deliciosa. Tem receita vegana, sem glúten, saudável… Vamos, então, às categorias.

Entradas

 RECEITAS SIMPLES PARA CEIA DE NATAL - ENTRADA

Carpaccio de abobrinha

Em um prato bonito ou uma travessa redonda, disponha fatias bem fininhas de abobrinha. O ideal é cortá-las em um mandolin, mas também dá para treinar nossas habilidades na faca!

A parte, misture 3 colheres de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de vinagre branco, 2 colheres de sopa de molho shoyo, 1 xícara de chá de folhas de erva-doce picadas. Pode ser salsinha, cebolinha e tomilho também…

Despeje sobre as abobrinhas e deixe de molho por, pelo menos, 30 minutos. Finalize com parmesão ralado.

Espetinho de tofu com alga nori

Uma das receitas simples para ceia de natal que, além de vegana, fica com gostinho de frutos do mar!

Corte o tofu extra firme em uma espessura média e deixe marinando 30 minutos em uma mistura com suco de limão, orégano, sal e alho amassado. Ainda molhado, coloque o tofu sobre uma folha de alga nori, enrole e corte as sobras.

Passe na farinha de trigo e depois na farinha de rosca. Se não estiver grudando, molhe a alga antes na marinada. Frite em óleo quente e coloque no papel toalha para absorver a gordura.

Você pode servir assim mesmo, ou, então, cortar o tofu em cubinhos e montar espetinhos com o tofu, tomate cereja, abobrinha, berinjela, alho assado e pimentão. É uma receita para surpreender qualquer paladar!

Pratos Principais

 RECEITAS SIMPLES PARA CEIA DE NATAL - PRATO PRINCIPAL

Medalhão de grão de bico

Cheio de proteína e sabor! Comece batendo 1/2 xícara de chá de grão de bico cozido no processador, até virar uma pasta. Incorpore uma colher de sopa de farinha de aveia e reserve.

Em uma frigideira, doure 1 dente de alho amassado e 1 cebola picada com 1 colher de sopa de manteiga (ou azeite para tornar a receita veg). Adicione 1 colher de chá de páprica defumada, 1/2 pimenta dedo-de-moça e 1 colher de chá de chimichurri. Junte a pasta de grão de bico na frigideira e misture bem.

Adicione 1 colher de sopa de molho inglês e tempere com sal e pimenta a gosto. Com um aro redondo, ou com as próprias mãos, modele a massa de grão de bico em medalhões. Polvilhe farinha de rosca e frite os medalhões em ambos os lados até dourar bem.

Finalize com cogumelos salteados e cebolinha picada. Nossa dica de acompanhamento é um purê de abóbora ou couve-flor!

RECEITAS SIMPLES PARA CEIA DE NATAL - LASANHA

Rolinho de lasanha

Uma forma diferente de servir a tradicional lasanha!

Em uma panela quente, aqueça azeite e refogue 1 cebola picada. Junte 2 dentes de alho picados, refogue mais um pouco e em seguida adicione 5 tomates picados. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o tomate quase desmanchar.

Coloque 1/2 xícara de água e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e adicione folhas de manjericão frescas. Reserve.

Em uma tigela, acrescente 1 xícara de ricota desmanchada, 1 xícara de queijo muçarela, 2 colheres de sopa de parmesão ralado, 2 colheres de sopa de creme de leite, 2 colheres de sopa de salsinha picada e 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal, pimenta, misture bem e reserve.

Cozinhe as fatias de lasanha por 7 minutos na água fervente e, em seguida, mergulhe na água fria para interromper a cocção. Seque as massas com o auxílio de papel toalha, corte em tiras longas e coloque o recheio de queijo. Enrole.

Em um refratário, disponha parte do molho e posicione os rolinhos em cima. Cubra com o restante do molho e salpique mais parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC para assar por 15 minutos ou até o queijo derreter completamente.

Acompanhamentos

CEIA DE NATAL SIMPLES

Canelone de cenoura

Dissolva 2 tabletes de caldo de legumes em 1 litro de água. Leve para ferver.

Corte cenouras mais grossas em pedaços de cerca de 8 centímetros. Coloque para cozinhar no caldo por 15 minutos ou até ficarem macias.

Com o auxílio de um extrator de miolo ou faca pequena, retire o miolo da cenoura, tomando cuidado para não perfurar. Misture 150g de ricota, 50g de parmesão, 200g de requeijão cremoso, 3 colheres de sopa de leite, sal pimenta e ervas a gosto. Recheie com a mistura a parte oca de cada pedaço de cenoura.

Disponha em um refratário, cubra com molho branco e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 20 minutos.

Farofa de amendoim

Em uma panela de fundo grosso, coloque 1/3 de xícara de óleo e refogue 1 cebola média. Se você gostar de farofa apimentada, adicione pimenta calabresa a gosto.

Coloque 1 xícara de amendoim cru. O ideal é que seja sem casca e sem sal. Misture com a cebola, garantindo que fique envolvido no óleo. Adicione 2 1/2 xícaras de farinha temperada e mexa bem. Você também pode adicionar uvas passas, calabresa ou banana da terra. Finalize com salsinha e coentro.

Sobremesas

Doce sem glúten em camadas

É uma explosão de sabores!

Bata 3/4 de xícara de chá de tâmaras sem caroço, 50g de aveia, 60g de amêndoa, 60g de coco ralado sem açúcar e 40g de cacau 100% em um liquidificador.

Se a mistura estiver muito dura ainda, adicione algumas colheres cheias de água. Quando todos ingredientes estiverem unidos e homogêneos, adicione essa massa no fundo de uma assadeira e leve ao freezer.

Em uma tigela separada, misture 150g de pasta de amendoim integral e 2 colheres de sopa de óleo de coco. Espalhe essa camada sobre a massa (que deve estar durinha). Leve de novo ao freezer.

Misture 150g de queijo cottage macio com 3 colheres de sopa de mel e despeje sobre a camada de amendoim. Coloque no freezer para endurecer novamente.

Por fim, despeje a última camada de geleia de frutas vermelhas. Deixe na geladeira por, no mínimo, 7 horas. Depois, é só cortar em quadradinhos. Fica uma sobremesa linda, além de saudável!

Gostou dessas receitas simples para ceia de natal? Você encontra mais dicas lá na nossa página do instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Sou a Cristiane!
Podemos ajudá-lo?